Fashion film narrativa e técnica

Um curso prático para aprender a desenvolver um fashion film, utilizando as ferramentas ensinadas pelo cinema. Uma experiência na linguagem cinematográfica, a partir de um set de filmagem, na criação de um projeto fashion film, dividido em quatro momentos durante cinco dias, no total de 40h. Cada encontro terá conteúdos com objetivos específicos e exercícios práticos onde possibilitará a troca de experiências nos diferentes setores do audiovisual. Possibilidades de experimentar com equipamentos de ponta do cinema e outras opções versáteis, Setups de câmeras (Blackmagic Pocket 4K , Alexa ARRI, Sony A7S – 4K, Celular), setup de luz, monitoração. Olhar para o departamento de arte, figurino, objeto, escolhas cenográficas e maquiagens. Se o participante já tem uma área específica do trabalho, pode usar o curso para entender mais sobre outras áreas, e como se relaciona com a sua (ex: um fotógrafo e a equipe de arte ou pós-produção).

Conteúdo programático:

PRIMEIRO MOMENTO (Um Dia – 8h)

Objetivo:

Compreender a linguagem cinematográfica e as etapas da construção do projeto estético/ narrativo de um filme, que corresponde a etapa da pré-produção. Essencial para a concepção do filme, a pré-produção consiste do estudo de referências, construção de ideias, solução de problemas, pesquisa, testes, decupagem, viabilização, construção imagética, narrativa, estudo de espaço, ritmo, perspectiva, movimento, composição, cultura e arte, envolvendo todos os setores de equipe do audiovisual, provendo a comunicação aproximada e afetiva de uma produção cinematográfica.

  • O que é Fashion Film
  • Lifestyle
  • A construção da imagem
  • Direção de Arte
  • Espaço – Cenografia e Objeto
  • Figurino
  • Maquiagem cinematográfica e artist makeup

SEGUNDO MOMENTO (Um dia- 8h)

Testes diversos. Os testes servirão para sanar dúvidas, gerar novas possibilidades e aproximar a equipe e serão a base para a execução apropriada do Fashion Film.

  • Luz e Fotografia
  • A reflexão dos Pigmentos
  • Composição de quadro
  • Movimento e Ritmo
  • Teste de Figurino (Caimento, movimentação)
  • Encontro com modelos
  • Teste de Maquiagem (Temperatura de cor nas peles e pigmentos da maquiagem e intenções).
  • Testes: Textura + Grading; Luzes Diferentes + Grading Contraste + Texturas diferentes; Tons de peles;
  • Definição do Cronograma e plano de filmagem (Checar se é preciso mudar algo).

TERCEIRO MOMENTO (DOIS DIAS- 16h)

Objetivo:

  • Produção cinematográfica, envolvendo a filmagem (O SET) para a construção do projeto fotográfico, contendo conceito teórico, luz, contraste, cor, look, lentes, movimento, arte.
  • Teste na locação: Marcação; Ensaio; Dressing da locação; Photoboard; Teste de movimento; Pré Light; Plano de filmagem.
  • Fotografia, Arte e Narrativa
  • Decupagem (como construir um plano)
  • Plano de Filmagem
  • Mise En Scene
  • Luz + Movimento
  • Captação de material em contrastes diferentes.

QUARTO MOMENTO (Um dia- 8h)

Objetivo:

Pós-Produção – Montagem/Edição e Color Grading/ Finalização. Análise do material captado no Davinci Resolve; Discussão acerca do material captado (reflexão sobre os resultados).

  • Workflow
  • Conformação das mídias
  • Configurações de projetos
  • Edição
  • Color
  • Gerenciamento de Cor
  • Normalização das imagens
  • LUTs técnicos
  • Equalização das imagens
  • Separação por máscaras de forma e cor

Profissionais docente: André Moncaio, Suelen Romani, Natasha Mantovani, Aloísio Corrêa, Guta Bodick, Claudia Rossatti e Marcelo Rodriguez.

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