Maquiagem cinematográfica: da pré a pós produção

Um curso oferecido para quem já é maquiador e quer aprofundar e expandir seus conhecimentos na área da maquiagem cinematográfica. Ou para aquele que simplesmente quer conhecer e entender dessa fascinante ferramenta.

Além de proporcionar aos participantes a oportunidade de expandir seus conhecimentos de maneira prática e criativa e aperfeiçoar suas habilidades como maquiadores observando os resultados a partir de uma câmera profissional de cinema, monitor e a relação com o color grading.

A maquiagem é também uma ferramenta essencial dentro da construção e produção da imagem cinematográfica. Como  elemento da narrativa se estrutura pela linguagem estética visual, através da luz, sombra, forma, espaço e cor, tendo como matéria prima o maior órgão do corpo humano que é a pele. Com tantos avanços tecnológicos, quais são os novos desafios para o profissional da maquiagem, caracterização ou da área de efeitos especiais? Precisamos ir além da informação e, de fato, gerar um conhecimento com possibilidades e trocas de conhecimento entre as áreas do audiovisual. 

Formatado para ocorrer em 2 encontros de 4h e 2 encontros de 6h, no total de 20h. Sempre com algum convidado do mercado audiovisual, de outros departamentos, para possibilitar um fluxo maior de informações sobre a produção e construção da imagem técnica e estética que implicam diretamente nas escolhas do profissional da maquiagem, passando também pela ótica da direção, fotografia e pós- produção.

Conteúdo programático: 

  • Maquiagem e a linguagem cinematográfica: questões pertinentes, específicas desse meio.
  • Maquiagem pensando em uma estética naturalista e uma estética não realista.
  • Criar maquiagem para o desenvolvimento do personagem (estratégias de decupagem e continuidade fílmica).
  • Construir pontes com a direção (Geral, arte, e fotografia).
  • Teoria da cor pensando em ajustes e soluções práticas de maquiagem para iluminação e color grading. 
  • Maquiagens para set com luz de led e RGB e o quê muda?
  • Maquiagem finalizada: O que está pronto para a câmera (analisar a maquiagem pelo olhar da câmera e monitor).

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado