O rosto no cinema – módulo 1 e 2

Expressão; olhar; reflexão; emoção. Seja em uma pintura ou em uma fotografia, seja um close-up em um filme, o rosto é onde está a principal comunicação para o ser humano. O rosto carrega história e pensamento, transmite emoção e proporciona reflexão. Para o cinema, o close-up é a sua ferramenta de maior distinção das demais artes narrativas e visuais. Ao ver um rosto preenchendo toda a tela, o espectador passa a se relacionar mais intimamente com os personagens e seus dramas.

Ingmar Bergman criou uma “dramaturgia do rosto” ao explorar todas as possibilidades narrativas e simbólicas do close-up. O diretor iraniano, Abbas Kiarostami, em seu filme “10”, constrói a narrativa apenas utilizando planos fechados dos personagens. No Cinema Novo, Glauber Rocha nos presenteou com close-ups cheio de energia, sofrimento e verdade. O curso “CINEMATOGRAFIA: ROSTO NO CINEMA” tem o objetivo de desvendar esse universo, abordando os elementos técnicos, estéticos e de linguagem que a imagem do rosto no cinema implicam: narrativa; decupagem; lentes, iluminação; maquiagem e color grading. PROGRAMA DO CURSO (16 horas, cada módulo)

Conteúdo programático


Módulo 1

DIA 1 – MANHÃ

  • A pele e o rosto humano
  • Representação: Retrato (Pintura e Fotografia) X Close-up
  • O close-up na História no Cinema (Griffith; O Cão Andaluz; Expressionismo Alemão; Western; Bergman)
  • Decupagem: O close-up na narrativa
  • Bergman: Dramaturgia do rosto

DIA 1 – TARDE

  • As lentes (focais) e o rosto
  • Iluminação: Natureza/Qualidade; Direção; Contraste

DIA 2 – MANHÃ

  • Maquiagem/Caracterização
  • Desenho de Luz
  • Filmagem de Cena

DIA 2 – TARDE

  • Color Grading

Módulo 2 / Avançado

O módulo 2 do curso “CINEMATOGRAFIA: ROSTO NO CINEMA” tem o objetivo de se aprofundar na imagem do rosto no cinema através de técnicas avançadas de iluminação; interpretação para a câmera; filtragem de lentes; luz colorida e color grading.

*PROGRAMA DO CURSO (24 horas) – 8h cada encontro

DIA 1 – LUZ E CAMERA

  • Iluminação: Brilho nos olhos
  • Lux X Interpretação para a câmera

DIA 2 – FILTROS E COR

  • Filtros de câmera; Soft-focus; NettinG
  • A luz colorida e a pele – gelatinas, LED 

DIA 3 – PÓS-PRODUÇÃO

  • Análise do material captado 
  • Color Grading

Profissional docente: André Moncaio

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado