O rosto no cinema – módulo 1 e 2
Expressão; olhar; reflexão; emoção. Seja em uma pintura ou em uma fotografia, seja um close-up em um filme, o rosto é onde está a principal comunicação para o ser humano. O rosto carrega história e pensamento, transmite emoção e proporciona reflexão. Para o cinema, o close-up é a sua ferramenta de maior distinção das demais artes narrativas e visuais. Ao ver um rosto preenchendo toda a tela, o espectador passa a se relacionar mais intimamente com os personagens e seus dramas.
Ingmar Bergman criou uma “dramaturgia do rosto” ao explorar todas as possibilidades narrativas e simbólicas do close-up. O diretor iraniano, Abbas Kiarostami, em seu filme “10”, constrói a narrativa apenas utilizando planos fechados dos personagens. No Cinema Novo, Glauber Rocha nos presenteou com close-ups cheio de energia, sofrimento e verdade. O curso “CINEMATOGRAFIA: ROSTO NO CINEMA” tem o objetivo de desvendar esse universo, abordando os elementos técnicos, estéticos e de linguagem que a imagem do rosto no cinema implicam: narrativa; decupagem; lentes, iluminação; maquiagem e color grading. PROGRAMA DO CURSO (16 horas, cada módulo)
Conteúdo programático
Módulo 1
DIA 1 – MANHÃ
- A pele e o rosto humano
- Representação: Retrato (Pintura e Fotografia) X Close-up
- O close-up na História no Cinema (Griffith; O Cão Andaluz; Expressionismo Alemão; Western; Bergman)
- Decupagem: O close-up na narrativa
- Bergman: Dramaturgia do rosto
DIA 1 – TARDE
- As lentes (focais) e o rosto
- Iluminação: Natureza/Qualidade; Direção; Contraste
DIA 2 – MANHÃ
- Maquiagem/Caracterização
- Desenho de Luz
- Filmagem de Cena
DIA 2 – TARDE
- Color Grading
Módulo 2 / Avançado
O módulo 2 do curso “CINEMATOGRAFIA: ROSTO NO CINEMA” tem o objetivo de se aprofundar na imagem do rosto no cinema através de técnicas avançadas de iluminação; interpretação para a câmera; filtragem de lentes; luz colorida e color grading.
*PROGRAMA DO CURSO (24 horas) – 8h cada encontro
DIA 1 – LUZ E CAMERA
- Iluminação: Brilho nos olhos
- Lux X Interpretação para a câmera
DIA 2 – FILTROS E COR
- Filtros de câmera; Soft-focus; NettinG
- A luz colorida e a pele – gelatinas, LED
DIA 3 – PÓS-PRODUÇÃO
- Análise do material captado
- Color Grading
Deixe uma resposta